domingo, 29 de novembro de 2015

Imaginando Manchetes.


Pela manhã, nas bancas de jornais, a manchete da página principal d'O Estado de São Paulo (Estadão) indica: "Bicicleta, a nova aliada de São Paulo". Na Folha de São Paulo (Folha), seguindo a mesma lógica, o caderno Cotidiano teria uma página inteira com textos comentando os benefícios da bicicleta para a cidade, para o trânsito, para as pessoas, para o meio ambiente etc.
Hora do almoço, tv ligada na Globo, SPTV. César Tralli aparece sorridente, com um pedaço de Marginal Pinheiros ao fundo do cenário feito de vidro. Falando e sorrindo, se aproxima do telão que há no estúdio, e comenta feliz: "tá todo mundo entrando na nova moda da bicicleta. Você anda na rua, nas grandes avenidas e é bicicleta pra lá, bicicleta pra cá, uma maravilha! Parece que essa moda veio mesmo pra ficar entre os paulistanos, né Fulana?". Fulana é uma repórter, que está ao vivo em alguma rua de São Paulo, mostrando o intensivo movimento de pessoas em bicicletas. Ela comenta o fenômeno com o mesmo entusiasmo do apresentador.
Na hora do intervalo uma chamada das Casas Bahia começa com uma família heteronormativa, branca e sorridente. Pai mãe, filho e filha, nessa ordem. Todos estão utilizando capacetes e pedalam alegremente suas bicicletas pela Avenida Paulista. A voz grossa do narrador anuncia: "a Casas Bahia está quebrando os preços de bicicletas. Compre já a sua, em até doze vezes sem juros. Várias marcas e modelos, para crianças e adultos. Confira as ofertas". E ai passam os preços - e possivelmente alguma promoção: "na compra de uma bicicleta da Caloi você ganha um capacete, comprando duas bicicletas ganhas dois capacetes e garantia estendida".
Mais tarde, já na Bandeirantes, José Luís Datena começa o "Brasil Urgente" chamando um link ao vivo, em alguma grande avenida de São Paulo. Com a revolta ditando o tom da voz, esbraveja: "Estamos com o Comandante Hamilton sobrevoando onde ocorreu o atropelamento de outro ciclista. É um absurdo isso! Isso tem que acabar! Como pode numa cidade como São Paulo ter tanto ciclista atropelado? Eu não sei nem o que tem que acontecer com uma criatura dessas que atropela um ser humano que está de bicicleta! Já prenderam o assassino Comandante?". Hamilton também está indignado.
Novela das oito na Record, em uma nada sutil ação de merchandising, uma personagem entra numa loja da Riachuelo, acompanhada de uma amiga. Seguem direto para a seção de roupas esportivas, e provam muitas roupas "para pedalar". As personagens travam o seguinte diálogo: "nossa amiga, eles estão com uma promoção super massa nessa loja, a cada duas peças de roupas para andar de bicicleta que você compra, ganha um cupom para concorrer a uma bicicleta por dia", "sério?", "sério!", "nossa, então eu já vou comprar seis peças, pra ter mais chance no sorteio, por que a minha bicicleta está tão velhinha, coitada", risos.

Assim seria um dia comum na mídia paulista, caso a implantação de ciclovias e ciclofaixas fosse ação de uma gestão municipal com interesses aliados aos da grande mídia.


Nenhum comentário: