segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A verdade por trás do out backs.


Quando algo faz sucesso demais, eu desconfio. Primeiro foram os comentários de amigos e amigas, dai vieram as fotos nas redes sociais, depois o crescimento da presença da marca em mídias diversas (televisão, internet, placas nas ruas), em seguida o crescimento do número de restaurantes, se tornando uma verdadeira rede na cidade de São Paulo. Pensei, "o que há por trás desse tal de out backs? De onde vem tanto sucesso? Que sabor é esse que as pessoas carnívora$ comentam?".
Fui investigar.

Na região oeste do estado do Texas, nos Estados Unidos da América (início do hino do país + imagem da bandeira tremulando), na pequena cidade de Allpine, havia uma família gente boa, numerosa e espalhada entre cinco sítios no mesmo terreno. Andava-se pouco (cerca de 150 metros) por entre plantações de milho para se ir de um sítio a outro, onde porcos, galinhas e algumas cabeças de gado eram criadas para usufruto de cada grupo familiar nuclear. 
No entanto, muitas vezes uma família matava um porco ou um boi mas não o preparava em sua própria casa. Geralmente, aos domingos, após a missa na igreja no pequeno centro da cidade, já havia um animal abatido para ser preparado em uma casa específica, a do tio que era muito arteirinho, muito bom cozinheirinho e muito maconheirinho.
Quando chegavam com o animal morto na casa dele, batiam o pé bem forte no tablado de madeira da entrada e gritavam: "ôh Tio Becks, tá aqui o porco/boi". As receitas do Tio Becks eram sensacionais, todos saíam de lá lambendo os dedos e arrotando maravilhas mil.
A fama de sua culinária começou a crescer, primeiro na pequena cidade, com as outras famílias dos sítios mais distantes. Após um tempo a própria família criava animais para serem abatidos, preparados por Tio Becks e vendidos na cidade. Pessoas de cidades ao redor começaram a se deslocar para Allpine para degustar suas iguarias carnívoras.
No entanto, para fazer sucesso em um estado historicamente reacionário e anti-liberdades individuais como o Texas, seria necessário mudar o nome dos pratos do Tio Becks. A saída, então, foi disfarçar o assunto, passando as carnes temperadas e preparadas por ele a serem vendidas sobre o nome de "Out Backs", que depois, ao começar a fazer sucesso entre as camadas média e alta em uma cidade também reacinha, mas no Brasil, a capital do estado/república semi-independente de São Paulo, veio também bem a calhar (e ninguém percebeu a origem da coisa toda).
Obrigado, de nada.

Ps: eu estava com fome quando pensei nisso.


Nenhum comentário: