segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Não existem receitas.


Breve relato de José Gomes Neto - XXVII:


"Naquela época eu assistia um desses programas de culinária na televisão. Só assistia, não tentava cozinhar nada do que faziam ali, como me parece ser com a maioria que assiste a esses programas. Até que um dia passaram uma receita interessante, de um bolo. Soou tão interessante na TV que me fez ir atrás do site do programa para encontrá-la e tentá-la fazê-la em casa. Separei todos os ingredientes, e fui os colocando na tigela e mexendo do jeito que o texto indicava. Da tigela passei para uma forma (untada com margarina e farinha de trigo), que foi para o forno. Após 50 minutos, quando a tirei de lá de dentro, conforme indicado na receita impressa, encontrei uma massa murcha no meio, dura nas laterais, completamente esquisita, que nem de longe lembrava o bolo feito na TV. Pensei "devo ter feito algo de errado na hora de operacionalizar a receita". Fiquei com a pulga atrás da orelha, mas entendo: em geral (na vida?) te ofertam a receita, te mostram os ingredientes e o caminho, e nem sempre o resultado é o (justo?) esperado".

José Gomes Neto,
01 de Novembro de 2011,
Cozinhar pra quê?


Nenhum comentário: