domingo, 17 de maio de 2009

Corporativismo Familiar

Minha irmã é diabética, e recentemente, no carnaval, a família inteira viajou, passei a maior parte dos dias socado na casa alugada, e, numa das poucas oportunidades em que resolvi sair com eles, fomos atrás de sorvete, na única sorveteria da cidade que vende os tais sorvetes diet´s. Quando chegamos lá, não tinha. Em uma decisão um pouco concensual [não sei escrever isso], ninguém tomaria sorvete. Bem como não tomamos, e eu fiz uma chacota com minha irmã [em represália a todas as chacotas por parte dela que engoli calado naquele fim de semana]. Fui duramente reprimido, por mãe, avó e tia.
Ocorre que ontem eu tirei os dentes do ciso, os dois do lado esquerdo [pipoquei de tirar os 4 de uma vez], cheguei em casa tonto, com a boca doendo, sangrando, eu não conseguia engolir sequer a própria saliva, e quando o conseguia era aquele gosto horrível de sangue. Fiquei atirado no sofá, assistindo algum jogo de futebol europeu enquanto sentia o cheiro do almoço deles sendo preparado. Antes de se sentarem à mesa, subi e fiquei largado no chão do quarto, com um saco de gelo na bochecha.
Algum tempo depois, desci para tentar tomar um iogurte e minha mãe disse: "filho, a feijoada nem esta gostosa sabia?". Minha resposta foi simples e direta: "eu só queria lembrar que eu não tomei sorvete no carnaval". Ela ficou brava.
A questão é a seguinte: a quem serve o corporativismo familiar? por que alguns merecem respeito e silêncio em certas ocasiões e outros não? Pois, se dizem que a primeira sociedade a que estamos submetidos é o estado familiar (acho que é o Rousseau quem disse), imagine o que não pode sair de um estado que propõe um peso e duas medidas em termos de chacotas, desrespeitos, repreensões e etc.
Ela não escolheu ter diabetes, bem como eu não escolhi tirar os dentes do ciso. Por que chacota-la é desrespeito e chacotar-me 'faz parte'?

http://www.myspace.com/bielcoiso

2 comentários:

Iris disse...

acho que era essa mesmo a idéia da piada com corporativismo. ou não.

quando eu tirei o ciso ninguém deixou de comer nada em casa pra me acompanhar no iogurte e eu não me senti ofendida.
mas acho que é porque eu também nunca deixei de comer nada por eles.

Anônimo disse...

Você só sabe falar sobre corporativismo?