terça-feira, 19 de agosto de 2008

Sobre a burocracia

Está no wikipédia (que não é deus, mas aqui serve): Burocracia é um conceito administrativo amplamente usado, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico, com alta divisão de responsabilidade, onde seus membros executam invariavelmente regras e procedimentos padrões, como engrenagens de uma máquina. É também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras e procedimentos redundantes, desnecessárias ao funcionamento do sistema.
Uma terça-feira ensolarada, com a cabeça doendo, em razão das engrenagens de diversas máquinas (estatais, privadas; monopólios), que me fizeram vagar pelas ruas de uma cidade ainda desconhecida. Apenas para sanar algumas necessidades não tão necessárias, mas até importantes.
Vai e volta, pega ônibus, e pega outro, e cadê o documento? Autenticou a cópia? Sim, está autenticada, mas é o documento errado! Hoje não, vamos fechar, venha amanhã. "Senhor, quer que eu lhe traga uma cópia da certidão de nascimento da minha avó?", "Pois não?".
Parece que um vidro na vertical, um balcão, windows 98 e cadeira giratória fazem de qualquer homem ou mulher (para os quais "aqui" pode ser uma cidade há quilometros daqui) o rei supremo e majoritário, exercendo poder vitalício e intransferível sobre a população que existe dentro de mim.
Enfim, e para todos os fins, autentico aqui, após reconhecer e firmar, burocracia (pode ser necessária, ainda não estudei isso), mas enche o saco.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Bi,
estive aqui para ver ser você postou hoje. Quero sinal de vida.

Beijo